segunda-feira, 30 de junho de 2014

Romeu Rodrigues da Palestra

No CIEJA do Campo Limpo apresentei para os alunos do período noturno uma palestra sobre o impacto do lixo na nossa sociedade.


Projeto Margem do Rio (revendo nossos conceitos) uma reflexão do Filme: Margem do Rio de Romeu Rodrigues

Para quem ainda não assistiu vou pedir que assista primeiro ao filme :
Margem do Rio Parte 1
Margem do Rio Parte 2


O lixo é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Enquanto a população do planeta cresceu 18% no período de 1970 a 1990, a produção de lixo aumentou 25% nesse mesmo tempo.  Segundo os dados do IBGE dessa mesma época.
Hoje , o Brasil está entre os cinco países que  mais produz lixo no Mundo.  E.U.A, Itália, Holanda, Japão e Brasil. Nada elegante mas é a verdade.  

Sempre começo as minhas apresentações assim. Causando um impacto. É importante que se diga:
A quantidade de lixo que produzimos, a terra não suporta. O Brasil produz uma quantidade absurda de 24.000 Toneladas de lixo ao dia. Porem isso não parece preocupar as pessoas.

Vamos imaginar os fatos:
  -  O lixo que sai da sua mão e vai para o chão, tem uma longa trajetória por todo o asfalto, voando ou rolando pelo chão. Até encontrarem um bueiro, sim aquele lixo some das suas vistas, mas não desaparece do mundo.

Ali no bueiro ele fica junto os demais objetos descartados por seres viventes e “pensantes”.


Talvez esperando... Esperando a chuva, esta vai espremer os montantes de lixos. Uma briga violenta entre a Água que quer passar e os Lixos que parecem não deixar.




 O jeito é subir, ganhar as ruas e sair nas manchetes de jornais. Parando o transito, destruindo casas. Talvez essa seja uma forma de se manifestar contra a despreocupação humana ao seu meio ambiente.

Assim aquele saquinho que você jogou no chão aparece boiando ao lado da janela do seu carro. Se tivesse como falar, certamente diria: oi, tudo que vai um dia volta!

Essa foi uma  palestra dada ao alunos, mostrando o descaso da sociedade em relação ao lixo. De uma forma descontraída. 



Fonte:
Livro:
 Lixo: cenários e desafios (Cortez Editora), de Maurício Waldman
http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/entrevista/nao-ha-planeta-para-tanto-lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário